24 janeiro 2012

Palangreiro " BONITO DOS "


Porto de Vigo, abastecer para mais uma mare. Navio de bandeira Espanhola e pertence ao porto de La Guardia.

23 janeiro 2012

Arrastão congelador "PRAIA DE SANTA CRUZ"



Fotos tiradas ao largo de Viana do Castelo, com rumo ao mar do norte para mais uma campanha. "Praia de Santa Cruz" foi construído nos ENVC em 1974 para uma empresa de pesca de Lisboa, depois foi vendido para a Empresa de pesca de Viana (EPV) onde fez parceria muitos anos com o irmão gemeo "Praia da Comenda" por fim foi vendido a uma empresa de pesca de Aveiro do Grupo "Silva Vieira". Que Deus lhes de sorte quando mais precisarem...

Palangreiro "MARANSA"


Porto de vigo, depois de ter descarregado chaputas volta abastecer para mais uma mare em aguas portuguesas.

Palangreiro "IRIANA"



Ria de Vigo, ao fim de alguns anos apresado por problemas de narco trafico esta de volta ao ativo, fazendo provas de maquinaria para a sua 1 viagem. Barco de bandeira Espanhola. 

16 janeiro 2012

Palangreiro "PAULA FILIPA"


Porto de Vigo, prontinho para zarpar...Boa pesca.

Arrastão congelador "CALVAO"


Ria de Vigo, entrando a ria para Cangas para descarregar peixe congelado. Navio de bandeira Portuguesa registado no porto de Aveiro.

Arrastão congelador " ARGOS PEREIRA "

Ria de Vigo, em provas de maquina na ria. Pertence a "Armadora Pereira".

Palangreiro " ALCALDE UNO "

Porto de Vigo, saindo da doca.

Na ria de Vigo.

Saindo a ria para aguas Portuguesas para pescar Chaputas, navio de bandeira Espanhola que pertence ao porto da Riveira.

Palangreiro " ENTREISLAS "


Porto de Vigo, navio de bandeira Espanhola saindo para aguas Portuguesas para pescar Chaputas, pertence ao porto da Riveira.

10 janeiro 2012

Palangreiro " CUPLE "


Saindo do porto de Vigo para mais uma maré. Pertence a frota de espadeiros do atlântico, La Guardiã.



Já em alto mar com rumo ao mar dos Açores.

Palangreiro " PAULA FILIPA "


Porto de Vigo, abastecer para mais uma mare. Navio em fibra de vidro, registado no porto de Peniche onde reside o seu armador.

Palangreiro " NUEVO BRISAS "

Porto de Vigo, abastecer gelo para sair para aguas Portuguesas, para pescar chaputas. TUDO PESCA EM PORTUGAL E NEM INSPECIONAM PARA SABER SE PODEM.

Palangreiro " SIEMPRE JUAN LUIS "

Porto de Vigo, abastecer para mais uma mare. Pertence a frota de espadeiros do atlântico do porto de La Guardiã.

Palangreiro " KEVIN "

Porto de Vigo, em final de mare. Este navio pesca no atlântico sul e o seu armador e luso-espanhol, é também armador do palangreiro "EISKOS" de bandeira Portuguesa.

04 janeiro 2012

Palangreiro " PEIXE A BORDA "



Fotos tiradas ao largo do cabo da Roca, foi construído nos estaleiros do "Marçal" no Cabeledo, Viana do castelo. Pertence ao porto de Peniche.

Palangreiro " MAR PORTUGUÊS "





Porto de Vigo, navio em aço construido nos estaleiros navais do Mondego para o porto de Peniche. É dos melhores Palangreiros da frota Portuguesa com boa capacidade de combustível e pescado fresco ou congelado, dedica-se ao palangre superfície.

Palangreiro "ANACLETO ANTONIO"



Porto de Vigo, foi contruido no algarve nos extintos estaleiros da Conafi, para a pesca em marrocos ao peixe espada branco mas infelizmente pouco tempo la pescou, com o fim do acordo com marrocos. Hoje em dia dedica-se ao palangre superfície mais concretamente ao espadarte, pertence ao porto de Sesimbra onde reside o seu armador.

31 dezembro 2011

Palangreiro " PRAIA D AMOROSA "

Bota-baixo nos estaleiros de Esposende em 1989.

Mestre, Armador "Alberto Novo" (meu pai).




Fotos tiradas nas festas da S.da Agonia. "PRAIA D AMOROSA" nasceu da reconstrução do "BOA UNIÃO" que era um barco que o meu pai tinha a sociedade com outro, desde que foi construído dedicou-se logo ao palangre de profundidade mais concretamente ao "barroso e lixa", ao fim de 5 anos o meu pai lançou o filho "JORGE NOVO" como mestre, com a sua força de jovem e vontade de vencer na vida chegou a ser bicampeão em lota por duas vezes na pesca de profundidade, ao fim de 3 anos converteu-se em palangreiro de superfície onde pescou ate 2000, depois foi vendido para a Povoa do Varzim para o armador do "AVO VIANEZ", poucos anos depois acabou por naufragar. Foi mais um barco dos chamados "DO CASTELO" que fez historia no porto de Viana do Castelo. Hoje em dia são proprietarios do Palangreiro "JORGE NOVO" e assim acabo este ano de 2011...

Traineira " TUDO COM DEUS "

Porto de viana, esta foto foi tirada nas festas da S.da Agonia." Tudo com Deus" pertencia ao porto de Peniche mas foi vendida para um armador espanhol que acabou por a registar no porto de Viana do Castelo, ai fim de algum tempo e sem sucesso foi vendida para um armador de Viana (meu pai), mas também ao final de 4 anos foi abatida a frota nacional por falta de sucesso.

30 dezembro 2011

"SENHORA DO MINHO"


Porto de Viana, este barco pertencia ao porto de Sagres e chamava-se "PRINCESA DE SAGRES", sendo adquirido por um armador do porto de Viana do Castelo que lhe mudou o nome para "SENHORA DO MINHO", o seu armador tinha o antigo "NOSSA SENHORA DO MINHO". Dedica-se a algumas artes de pesca consoante a época do ano.

Palangreiro " NOSSA SENHORA DO MINHO "

Porto de viana, este navio foi construído nos estaleiros Samuel&filhos em vila do conde, passado uns anos foi todo coberto, e com uma ponte nova, dando assim melhores condições de trabalho a todos que la trabalhavam, fica para a historia deste porto  por ser um dos poucos barcos que pescou ao "barroso" ou "lixa" na costa portuguesa desde o seu bota-baixo, ate 2007 que foi abatido, ao ser abatido fecha-se um ciclo numa família que toda vida andou ao palangre de profundidade, tudo isto devido as "tretas e mais tretas" de pessoas que inventam leis sem saber o que é a pesca do barroso, quiseram acabar com os únicos 4 barcos a nível nacional da pesca do barroso e conseguiram, este foi abatido," Meireles Novo" foi vendido para Espanha," Mar e pesca" foi obrigado a mudar de palangre que depois acabou por naufragar, "Jorge Novo" tive que dedicar a outro tipo de palangre para sobreviver. O meu muito OBRIGADO A ESSA GENTALHA.